Vamos falar em realmente como funciona o algoritmo do instagram sim! Como até 2016 a timeline era formada na ordem cronológica, ficamos por quase dois anos trabalhando com base no achismo. Para começar, a empresa reuniu jornalistas para contar como funciona este tão misterioso algoritmo da rede social preferida dos usuários e também responder algumas curiosidades em relação a timeline. 

Claro que para os usuários que estavam acostumados com a ordem antiga, foi difícil se adaptar à nova maneira de mostrar o conteúdo, somente os mais relevantes. Apesar do descontentamento, a rede social teve uma melhora em seus números, tanto de usuários e postagens quanto de níveis de engajamento. Mas ainda não entendemos, ao certo, como o Instagram escolhe o que mostrar, e por isso, a empresa resolveu chamar alguns jornalistas até seu novo escritório em São Francisco, para explicar como o algoritmo funciona.

Inicialmente foi mostrado que a timeline cronológica fazia com que os usuários perdessem 70% de todas as postagens e 50% das postagens dos seus amigos. Em comparação, o algoritmo fez com que os 1 bilhão de usuários conseguissem ver 90% das postagens dos amigos, e ainda fez com que eles passassem mais tempo no aplicativo.

COMO A TIMELINE É FORMADA

Assim como no Google, o que define qual conteúdo será mostrado na timeline dos usuários do Instagram, é o Machine Larning (aprendizado de máquina) que cria uma timeline exclusiva para cada usuário, esta tecnologia de Inteligência Artificial entende os comportamentos e prevê qual a melhor sugestão para cada usuário.

No Instagram é do mesmo jeito, o algoritmo aprende com seu comportamento do passado e assim recomenda perfis e posts conforme você interage na rede social (Bolha Social). A proposta da rede social é a de que o usuário encontre o que ele mais gosta em primeiro lugar, e para isso, o algoritmo se baseia em três fatores principais para determinar o que você vai ver:

INTERESSE:

“adivinhar” o que mais interessa para o usuário, através de análise do seu comportamento anterior em conteúdos semelhantes para que possa sugeri-lo mais tarde no topo da timeline;

 ATUALIDADE:

 as publicações que mais foram curtidas e compartilhadas indicam um potencial para aproximar mais ainda. Por isso que alguns posts tem mais chances de aparecer para mais pessoas, priorizando postagens oportunas com mais de uma semana.

RELACIONAMENTO:

publicações de amigos e marcas preferidas tendem a aparecer primeiro, isso acontece pois o Instagram analisa os perfis com quem você se relaciona com mais e entende a relevância das postagens feitas para sua experiência.

Você pensa que acabou? Assunto complexo, depois dos três fatores, existem mais três adicionais que induzem o ranking:

  1. Frequência: o número de vezes que você entra na rede social vai afetar no que o algoritmo for mostrar as melhores postagens desde a última visita, eu entro 200 vezes por dia.
  2. Seguindo: se você segue muitas contas, o Instagram escolhe uma variedade para que você não precise ver só pessoas específicas.
  3. Uso: (iiiih aqui eu morro) o tempo gasto na rede social vai determinar se seu objetivo é ver os melhores posts várias vezes ou se está realmente visualizando todas publicações.

MITOS E MITOS DO INSTAGRAM 

É mitos e mitos mesmo, esta é a parte mais interessante, não pare de ler agora:

  • Ordem cronológica (MITO) - o Instagram descarta a opção de oferecer o antigo feed cronológico, pois não quer deixá-lo mais complexo;

  • Shadowban (MITO) - nenhum post é ocultado pelo Instagram, para ver todas as postagens de quem você segue é só continuar rolando, com exceção deste tipo de post.

  • Melhor postar video (MITO) - a classificação do feed não favorece o formato universal de foto ou vídeo, e os feeds dos usuários são regulados de acordo com o que eles se envolvem, então, menos vídeos aparecerão para você se eles não forem assistidos com frequência;

  • Postar Storie favorece na timeline (MITO) - o feed não favorece quem postar mais Stories, Ao Vivo, IGTV ou outros recursos especiais;

  • Postar demais "mata"post (MITO) - postar com muita frequência não são abandonadas ou colocadas para baixo do feed, porém, o Instagram pode colocar outros conteúdos no meio para que não fique repetitivo;

  • Conta pessoal tem mais vantagem na timeline (MITO) - contas pessoais e contas comerciais possuem o mesmo alcance;

  • Postar até 5 Hashtags (MIIIIIIITO) pronto esta aqui acabou comigo - o app diz não esconder nenhum conteúdo de pessoas que usam muitas hashtags ou ações semelhantes.

Segundo o próprio Instagram: "Quando as pessoas se sentem confiantes de que suas postagens alcançarão suas pessoas favoritas, de que elas podem criar um público-alvo com segurança e de que elas sempre verão um ótimo conteúdo, elas abrirão o aplicativo com mais frequência."

Anuncie